Pular para o conteúdo principal

Como reformar uma cadeira de escritório

 A cadeira de seu escritório ficou velha demais? Rasgou e a tinta já começa a dar aparência de desgaste e/ou ferrugem? Vai jogar fora?


Nada disso, com pouco dinheiro vamos reformá-la e ainda dar personalidade a sua cadeira.

Lista de material:

- Tesoura
- Fita métrica
- grampeador de tapeceiro
- Grampos para o grampeador
- tecido para forrar a cadeira
- perfil de borracha para acabamento
- tinta Hammerite
- lixa para ferro nº 80
- trincha 3/4´´
- aguarrás
- um pote de plástico resistente para preparar a tinta
- T.N.T.. marrom 60cmx60cm
- cola branca cascorez tipo extra

Comece medindo com folga o encosto e o assento de sua cadeira. Nessa cadeira medi com folga 55cmx51cm para o assento e o  45cmx40cm para o encosto.  

Escolhi um tecido para forração que tem 1,40 m de largura, portanto comprei um pedaço de 60 cm para reirar 2 pedaços de 60cmx60cm  com folga para trabalhar e ainda sobrou 20 cm de tecido.

Você pode forrar sua cadeira com qualquer tipo de tecido, desde os tecidos para forração (são mais resistentes), até a chita, tecido alegre, bem estampado e principalmente muito barato. 

Quando usar chita, procure impermeabilizá-la, após forrar o assento e encosto, com uma mistura de uma parte de termolina para uma parte de água, misture bem e aplique com pincel de cerdas duras. Aguarde secar e ganhará resistência para o uso diário.

Para o perfil de borracha que dá acabamento ao redor do encosto e assento, tire a medida e compre com folga, aqui foram necessários 3 m de perfil e sobrou um pequeno pedaço.


Vamos começar desmontando a cadeira, com uma chave de fenda ou chave de copo (de acordo com o tipo de parafuso encontrado), vamos retirar o assento e o encosto da cadeira.

 Parafusadeira com chave de copo para retirar o assento.
 Parafusadeira com chave de copo.

 
Com o encosto e o assento desmontados vamos retirar o perfil de ambas as partes com o auxílio de uma chave de fenda e um alicate.

 Aos poucos a medida em que retiro os grampos com o auxílio da chave de fenda,

retiro junto o perfil velho arrancando com a mão, cuidado com os grampos que ficarem presos ao perfil para não cortar as mãos.
Os grampos mais resistentes puxo com o auxílio de um alicate.

 
Após retirar todo o perfil velho do encosto e do assento reservo essas peças e sigo para trabalhar no "corpo"  da cadeira.

Só retire o tecido velho caso esteja estragado de mais e venha a oferecer relevos indesejados para o acabamento novo. Caso contrário deixe o mesmo, pois ele ajuda a firmar o tecido novo.

Essa peça estava apenas um pouco enferrujada nos pés e com a tinta um pouco desgastada.
Optei por trabalhar com a tinta Hammerite, excelente para dar fim na ferrugem e com ótimo acabamento brilhante e resistente.

 
Em um ambiente aberto lixe com lixanº 80 de ferro todas as partes que contenham ferrugem, não é preciso muito exforço. lixe apenas o suficiente para nivelar um pouco a ferrugem com a peça. A tinta dará conta da ferrugem, é uma tinta poderosa.

Lixe também todas as partes de metal que não contenham ferrugem, nessas partes lixe apenas o suficiente para "quebrar" o brilho da tinta.

Uma vez lixada todas as parte de metal, limpe toda a peça com o auxílio de uma pano úmido.

Aguarde secar.



  Em um pote de plástico ou latinha de metal prepare a tinta com um pouco de aguarrás, acrescente a aguarrás na tinta para ela dar o ponte de fio, como se você fosse fazer um doce.

Misture bem e aplique a tinta com a trincha em todas as partes de metal.

Aguarde secar e aplique nova demão de tinta.

Para limpeza da trincha utilize aguarrás.

Enquanto o "corpo" da cadeira seca vamos preparar o assento e o encosto.

Nessa peça o fundo do assento era revestido com T.N.T uma vez que já estava um pouco gasto resolvi trocá-lo.

Cortei um pedaço de T.N.T com 060cmx0,60cm e colei no fundo da cadeira com o auxílio de um pincel de cerdas duras e cola branca tipo extra.

Apliquei a cola no fundo do assento com o pincel e com o auxílio de uma espátula de silicone fixei o T.N.T. 

Em seguida com uma tesoura arrematei  o excesso.

Hora de recortar o tecido para forração, meça e corte com folga o tecido para o encosto e o assento.

Com o auxílio do grampeador de tapeceiro fixo o tecido a toda volta do assento e do encosto, realizando pequenas dobras no tecido para realizar as curvas. Procure realizar dobras semelhantes nas extremidades opostas.

Apos grampear o tecido é hora de grampear o perfil para realizar o acabamento. 

O perfil vem dobrado ao meio e tem uma base para encaixar na parte de baixo do assento e na parte de trás da cadeira.

Abra o perfil com uma das mãos  e grampeie com a outra para que depois os grampos fiquem ocultos.

Aqui com a mão esquerda mantenho o perfil aberto para grampear.

Após grampear o tecido e o perfil, é só alegria...

Aparafuse o encosto e o assento e aproveite sua cadeira nova cheia de personalidade.

Detalhe do encosto e assento.
Detalhe dos pés pintados com Hammerite marrom escuro.

Cadeira pronta.

Comentários

Mais visitados

Peça feita pela Nany

Caixa redonda em Arte Alemã (patch embutido) com hortências em Arte Francesa Detalhe da lateral da caixa Detalhe da parte interna da caixa, babado sobreposto. Detalhe da parte interna da tampa w da base Detalhe da tampa, hortências de feltro em Arte Francesa

Peças feitas por aluna

Olá, pessoal, tenham um ótima 2012!! Vejam abaixo os lindos trabalhos que desenvolvi com a Angela no ano passado. Porta pão em pátina seca e decoupage Caixa para remédios em patch apliqué Porta talheres em pátina aquarelada e estêncil Porta jóias em pátina fumaça e estuque com estêncil Porta batom em pátina degradê e decoupage Porta jóias,  em decoupage craft envelhecida (detalhe da tampa) Porta jóias em decoupage craft envelhecida. Porta papel higiênico em pátina fumaça e estuque com estêncil Souplat em pátina seca e decoupage Caixa utilitária em patch apliqué Caixa utilitária em patch apliqué Cesta para pães em pátina envelhecida e estuque com estêncil Porta cartas em pátina envelhecida e estuque com estêncil Baleiro em pátina fumaça e pintura gestual  Floreira para violetas em pátina seca e estuque com estêncil Porta papel higiênico em pintura xadrez e decoupage Porta chaves em textura dois tons e decoupage Lembrancinhas de casamento em decoupage Porta pão em pát

Peças de gesso.

  Elefante decorativo de gesso metalizado. Peça de gesso em ouro envelhecido.

Peças feitas por alunas

Porta lápis em batidinhas mescladas e decoupage Caixa utilitária em couro marroquino Caixa utilitária em decoupage de jornal Caixa para canetas com decoupage e textura